A mesa de Natal!

9.12.14
Aproxima-se o Natal. Se forem como eu, atafulhadas de trabalho, tarefas, cenas e coisas, só lá para dia 20 é que vão acordar para a vida. Dia 21 percebem que têm de comprar os presentes a correr na tarde de 22. Resta o dia 23 para pensar e tratar da decoração da sala para receber a família na noite de consoada. Caos. Num instante imaginamos o olhar de desaprovação da sogra, o comentário de troça da tia, a falta de espaço, de luz, de pinta numa sala que esteve adiada o ano todo! Não desesperem minhas amigas! E atentem nos conselhos que vos dou.




































#1 Por muito que se fale em tudo o resto, na noite de consoada, o que interessa é... a consoada! A mesa é o centro da festa, é lá que passamos a maior parte do tempo, por isso, concentrem-se no essencial. A mesa.


#2 Confirmem se têm louça suficiente. Por mais bonita que a mesa esteja, se faltarem pratos e copos está tudo estragado. Caso não tenham suficiente, não é preciso ir a correr comprar um serviço de 24 peças só porque faltavam dois pratos. Comprem dois pratos assumidamente diferentes e coloquem-nos nos topos da mesa ou de forma intervalada, um sim ou não...






































#3 Apostem nos guardanapos. Caso sejam poucos convidados, invistam em guardanapos de tecido. E comprem uns porta-guardanapos com pinta! Com graça ou elegantes, consoante o vosso estilo!



#4 Flores. Sim, tem de ser. Mesmo que depois saiam da mesa a toque de caixa, no início têm de estar lá. Imponentes e grandiosas, como a festa impõe! Se forem acompanhadas por velas, ótimo!



#5 Acrescentem. Não se limitem ao básico prato-talheres-copo-guardanapo. Não. Juntem uma graça ao prato, uma bola de natal, uma rena em miniatura, um pedaço de azevinho, q u a l q u e r coisa! Desde que surpreenda e crie aquele efeito WOW!





















































#6 Toalha q. b. Normalmente as mesas de consoada são grandes e avantajadas. Ora, se optarem por uma toalha demasiado espampanante, ninguém se vai conseguir concentrar nas rabanadas. Por outro lado, quando pensarem na toalha, metam na equação o estilo das louças. Se os pratos são brancos e simples, podem arriscar numa toalha mais colorida.



#7 É Natal. Pois, é verdade, é Natal. Mas nem por isso a mesa tem de ser o centro geodésico da bimbalhice. Por isso não abusem do tema. Uma estrela aqui, uma rena ali e chega. Lembram-se daquela velha máxima de Coco Chanel? 'Tirar sempre uma peça antes de sair de casa'. Pois, aqui é mais ou menos a mesma coisa. Tirar sempre alguma coisa à casa antes de abrir a porta e receber os amigos!





































E já agora sorriam! Sejam felizes!


4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...